20 março 2010

2ª sessão | próxima terça :: 23 Março



O Regresso (2003) de Andrei Zvyagintsev | Leão de Ouro em Veneza | Rússia, 105 min

terça às 18h30 (o filme começa pontualmente a esta hora) na sala 260

5 comentários:

  1. Por acaso até já vi este filme... :-) Foi no Cineclube de Joane (V. N. de Famalicão).

    ResponderEliminar
  2. Realmente agora ao ver o trailer é que me lembrei. Queria perguntar antes, mas esqueci-me, e assim não sei se foi por ter chegado atrasado e não ter visto o início ou se é simplesmente um mistério - o que vinha naquela arca/mala que o pai guardou no barco?

    Está explicado no início ou é como a mala do Pulp Fiction?

    ResponderEliminar
  3. Hum.. esqueci-me totalmente desse pormenor, Hugo. Talvez tenha a ver com os "negócios" do pai - e toda a viagem de reaproximação pai-filhos não passe de uma etapa (um obstáculo?) no percurso do pai. Nesse caso o Regresso (a casa, à família) não seria bem um regresso, apenas uma Paragem.

    Ou talvez seja uma interpretação demasiado rebuscada :P

    ResponderEliminar
  4. É como a mala no pulp fiction no sentido de não ter uma explicação no filme, mas não é como a mala no pulp fiction porque parece tem algum significado. No pulp fiction, a mala, para além de uma referência a um filme noir (Kiss Me Deadly, Robert Aldrich, 1955, em que no centro da intriga está uma mala com qualquer coisa radioactiva dentro), é o perfeito exemplo do McGuffin: as personagens andam atrás daquilo mas isso é inteiramente irrelevante para a história. É mesmo um mero adereço.
    Aqui, talvez a mala represente o passado do pai que os filhos desconhecem e que, depois da morte dele, para sempre desconhecerão, já que fica no fundo do lago, com o corpo dele. Ou algo completamente diferente.

    ResponderEliminar