13 maio 2009

Sobre Nick Ray

Em fundo negro, um rapaz e uma rapariga, muito novos, fazem festas um ao outro, como quem brinca, como quem se perde. Ao fim de alguns instantes, beijam-se. Mas o beijo é subitamente interrompido (sem que nada na imagem o motive) e os dois voltam-se para a câmara, fitando os espectadores, como se subitamente se apercebessem da presença dela, ou da presença nossa. Sobre o plano, uma legenda diz: 'This boy and this girl were never properly introduced to the world we live in.'

Ao longo da sua da sua carreira, Nick Ray mais não fez que contar a mesma história, a história dos que vivem na noite, dos que nunca foram 'properly introduced to the world we live in'. Dos que viveram e morreram contradizendo-se a si próprios, perdendo quando ganhavam e buscando, sempre, tarde de mais, esse breve momento perfeito cuja perfeição os assustou, não sabendo como beijar, como amar, como lutar, como vencer - não sabendo viver, não sabendo morrer. Dos 'ternos guerreiros' cujo encontro só é possível na fragilidade e no efémero, 'incompreendidos dos homens e das coisas', rebeldes sem causa, inocentes selvagens, daqueles para quem a mentira é 'coisa séria de quem se sente impotente em relação a si próprio' e a verdade é idêntica e tão forte e tão séria como ela.

Tudo isto ou todos esses que Nick Ray falou sempre, estão todos e em tudo de THEY LIVE BY NIGHT que não será exagero considerar um dos mais comoventes filmes jamais feitos.

por João Bénard da Costa, in "As Folhas da Cinemateca" (adaptado)

Sem comentários:

Enviar um comentário